covid-19

Dados de pesquisa sobre o coronavírus serão divulgados na quarta

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

ATUALIZAÇÃO: matéria atualizada às 18h02min em 13 de abril de 2020

Desde sábado, 25 pesquisadores da UFSM visitam residências de Santa Maria para um levantamento sobre o coronavírus. O objetivo é realizar um teste rápido para a doença e aplicar um questionário para um morador de cada casa sorteada aleatoriamente. Com isso, os pesquisadores poderão estimar a porcentagem da população que já teve contato com a Covid-19. 

De acordo com a médica e professora Marinel Mor Dallagnol, uma das coordenadoras do estudo, cerca de 80% das entrevistas foram realizadas no final de semana e o restante foi finalizado nesta segunda-feira. Ela conta que, inicialmente, os pesquisadores encontraram um pouco resistência por parte da população. 

- Algumas pessoas não queriam nos receber por medo de ser um golpe. Mas, depois, muita gente disse que viu na imprensa e aceitou participar. Outro problema foi que, como era feriadão de Páscoa, algumas pessoas não estavam em casa ou pediam pra gente retornar mais tarde - relata Marinel.

Como os deputados estão atuando no combate ao coronavírus

Segundo a professora, os dados colhidos são encaminhados em tempo real por meio de um aplicativo no celular do entrevistador para a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que coordena a pesquisa. Por isso, ela conta que os profissionais de Santa Maria ainda não têm acesso aos dados já coletados no município. As informações coletadas em Santa Maria e outras oito cidades gaúchas serão divulgadas em uma coletiva de imprensa virtual na manhã desta quarta-feira.

- É tudo automatizado e quem vai contabilizar é o pessoal de Pelotas. Então, ainda não sabemos, por exemplo, quantas pessoas tiveram o teste rápido positivo para o coronavírus - afirma.

Em Santa Cruz do Sul, foram divulgados, ainda no fim de semana por meio de um jornal local, dados preliminares da pesquisa. Entretanto, a UFPel reitera que a divulgação será simultânea durante a coletiva de imprensa, e que esse número não é oficial, nem se sabe a origem da fonte. 

A pesquisa começou na sexta-feira com capacitação aos profissionais envolvidos. No sábado, domingo e segunda, 25 pessoas se espalharam pelas regiões da cidade para aplicação do questionário e de testes rápidos. 

ENTENDA COMO FUNCIONA O ESTUDO

A pesquisa tem quatro objetivos principais:

  • Estimar o percentual de pessoas infectadas no Estado
  • Conhecer a velocidade de propagação do coronavírus
  • Identificar o percentual da população que não manifesta sintomas da doença
  • Auxiliar os governos a definir estratégias de enfrentamento da pandemia

Serão 18 mil testes aplicados:

  • O estudo ocorre simultaneamente em 9 locais: Santa Maria, Pelotas, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Canoas
  • Serão 500 testes aplicados em cada município, totalizando 4,5 mil no Estado. A mesma coisa se repete em 25 de abril, 9 de maio e 23 de maio
  • Os resultados devem ser divulgados em até 48 horas após cada rodada
  • As casas visitadas serão sorteadas, por meio de regiões censitárias (de acordo com o IBGE). Em cada casa, um morador será sorteado para participar da pesquisa. Isso para que a pesquisa mostre resultados de acordo com toda a população. Caso esse morador dê resultado positivo para o vírus, os demais moradores também serão testados
  • Os pesquisadores usarão equipamentos de proteção, que serão trocados a cada visita. No veículo usado por eles, haverá um cartão de identificação da pesquisa

*Colaboraram Janaína Wille e Victoria Debortoli

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Chega a 17 o número de mortes por coronavírus no RS Anterior

Chega a 17 o número de mortes por coronavírus no RS

Próximo

Santa Maria continua sem novos casos confirmados de Covid-19

Saúde